A DSA e a UNIBAVE 

desenvolvem a parceria na gestão voltada para o melhoramento de produtos, desenvolvimento de novos produtos, gestão de bem estar dos animais em produtos de higiêne e saúde animal

parceria-bonecos.jpg
07.jpg

O  coordenador do curso de veterinaria, Prof. Dr. Guilherme Valente de Souza, conta que a instituição forma profissionais extremamente capacitados, médicos veterinários com competências e habilidades para atuar de forma ética e responsável na produção animal, produção de alimentos, saúde animal, proteção ambiental, saúde pública, e com compromisso na pesquisa para o desenvolvimento regional.

 

Para o Dr. Prof. Guilherme Valente, o trabalho da instituição é de extrema relevância para a comunidade. “E o reconhecimento é alcançado pelo empenho dioturnamente realizado, por meio do corpo docente altamente capacitado, das pesquisas desenvolvidas, dos projetos de extensão, dos serviços prestados à comunidade e da oferta de novos conhecimentos”, concluiu o coordenador.

 

Ao visitar o Hospital pela primeira vez, ficamos maravilhados com a estrutura interna. o setor de grandes animais do Hospital Veterinário Unibave – HVU, é um diferencial na região, contribuiu de forma relevante na nota no contexto de infraestrutura física e na parte pedagógica. “O HVU é um propulsor da saúde de grandes animais da região sul do estado, tendo em vista que é o único que atende animais de grande porte na região”.

DIRETOR.jpg

Atualmente o Dr. Prof. Guilherme é Vice-Reitor e Diretor do Curso de Medicina Veterinaria da UNIBAVE, doutor em Ciência Animal, natural do Rio de Janeiro, e encontrou na região sul catarinense um espaço para desenvolver o seu conhecimento.

 

Especialista na inseminação artificial, técnica utilizada na reprodução animal principalmente para equinos e ovinos de alto valor comercial. 

A prática é considerada por muitos como a técnica mais importante para o melhoramento genético de animais. Uma égua boa pode render cinco ou seis embriões por ano”, disse o doutor.

Ele tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: sêmen, equino, anticorpo monoclonal, embriologia, inseminação artificial e transferência de embriões. Durante sua carreira, já inseminou animais de até R$ 2 milhões.

 

Segundo Guilherme, as éguas podem doar material genético até os 20 anos de idade, e ser barriga de aluguel até os 25 anos. Dependendo da raça, um potro pode nascer com até 50 kg, já o que mais leva cavalos a morte é a cólica. A inseminação depende das condições de higiene, bom manuseio das fêmeas e detecção correta do cio.

 

Além desta função na UNIBAVE o Prof. Dr. Guilherme ainda foi nomeado pelo CRMV-SC – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina como presidente da Comissão de Ensino em Medicina Veterinária do orgão. A comissão que é composta por cinco médicos veterinários, presidente e membros titulares, visa avaliar questões de ensino da medicina veterinária no estado, demandas sobre a qualidade do ensino, dúvidas sobre matriz curricular, denúncias, entre outas ações. As atividades que serão exercidas pela comissão são direcionadas por meio do conselho estadual ou federal da área.

 

Segue o Curriculo do Prof. Guilherme: http://lattes.cnpq.br/6034906507780072

 

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2001), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2003) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Obstetrícia e Ginecologia, Embriologia e Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: sêmen, equino, anticorpo monoclonal, embriologia, inseminação artificial e transferência de embriões. Professor de Embriologia no Curso de Medicina Veterinária e no Curso de Agronomia do UNIBAVE, compõe o NDE do Curso de Agronomia e professor e pesquisador do curso de Farmácia. É professor de Bioclimatologia e Bem-Estar Animal, Fisiopatologia da Reprodução Animal, Biotecnologia da Reprodução Animal, Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Curricular no Curso de Medicina Veterinária do UNIBAVE. Atualmente Professor e Coordenador do Curso de Medicina Veterinária, compõe o NDE e Preside o Colegiado do Curso de Medicina Veterinária, Vice-Reitor do Centro Universitário Barriga Verde e Vice-Presidente da Fundação Educacional Barriga Verde.